sábado, 8 de junho de 2013

Roland Garros 2013: outfits (1/3)

Vez ou outra, levanto os outfits das principais jogadoras e disserto sobre eles. É divertido. Blogs de moda ou de tênis também fazem isso. Nunca vi apuração tão extensa sobre o assunto. Eis que fui atrás de 128 atletas, classificadas na chave principal de Roland Garros.

É hora de observar o que as menor ranqueadas, que não passam da primeira fase ou não assinam contrato com grandes fornecedoras, vestem. Notar também as repetições: se modelo tal cai bem em jogadora X ou não em jogadora Y.

A busca por imagens foi árdua. Há jogos em que a cobertura fotográfica é quase nula. A imprensa oficial, no caso, a AFP, ignora certos confrontos, seja por causa da representatividade das jogadoras, seja porque elas jogam em quadras “perto do estacionamento”.  A nacionalidade também é importante: todas as norte-americanas, inglesas e francesas são clicadas, pelo menos neste torneio. Russas, a maioria. E assim por diante. Tive que completar o time das 128 procurando fotografias tiradas por fãs em fóruns ou blogs particulares. O Google Imagens não era tão eficiente; encontrei muitas fontes por acaso. Depois disso, ainda precisava ter sorte de obter imagens num ângulo aceitável, que mostrasse todo o modelo, o rosto da jogadora, etc. Quando não foi possível, adaptei.

Outro obstáculo foi o mau tempo em Paris, que colocou blusa e legging em muitas moças. Meu interesse era no modelo principal. A regra era selecionar o que elas vestiam na primeira fase de simples, mas tive que abrir exceções. Esperar jogarem de novo, em outras fases ou modalidades, para selecionar o desejado. Às vezes, não foi possível. Outras, no caso de Mattek-Sands, que tinha a blusa como elemento de destaque, peguei das quatro fases que ela jogou como simplista.

Especialmente para o blog, inseri um grupo extra com alternates das que se vestiram com mais de um outfit. Dessas jogadoras, a imagem selecionada num dos oito grupos principais é obrigatoriamente a da primeira fase. No item extra, sinalizo a fase correspondente.

Duas romenas, Irina-Camelia Begu e Alexandra Cadantu, e uma tcheca, Karolina Pliskova, não foram encontradas. Begu tem contrato com a Fila, e é possível que tenha usado o mesmo modelo de Cepelova ou Shvedova na 1R, ou Soler-Espinosa. Cadantu não tinha contrato; em Katowice, usava um Sharapova Collection do ano passado. Sobre Karolina Pliskova, nenhuma pista. Quando venceu o WTA de Kuala Lumpur, vestia a chinesa Li Ning.

Fontes: Zimbio, Google Imagens, Tennis Forum, Getty Images, rolandgarros.com, entre outros.

METADE SUPERIOR

Seção 1


Seção 2


Seção 3


Seção 4

Nenhum comentário: