segunda-feira, 2 de setembro de 2013

US Open 2013: primeira semana

Chave de simples

O US Open 2013 começou sem Maria Sharapova, lesionada, e stream oficial via Ultrasurf, para não americanos. O maior “choque”, com a desistência da russa, foi ter Sara Errani como seed 4 – privilégio devidamente desperdiçado. O site oficial do torneio (que é .org, e não .com, referente do torneio de golfe) finalmente bloqueou as gambiarras do ano passado. Nem no qualifying, que tinha transmissão gratuita anteriormente, funcionou. Uma pena para os espectadores de fora.

A chuva caiu quarta-feira e, depois da primeira faixa de jogos, suspendeu todos os outros até a sessão noturna. Esta, na Arthur Ashe, teve uma seleção fraca em seis dias. Wozniacki foi escalada DUAS vezes. Serena, duas, e Azarenka, uma. Estas tiveram vitórias fáceis, ajudando os próximos a entrar em quadra ou encerrando mais cedo o expediente. Na quarta-feira, colocaram Stephens, que ainda não é uma estrela, contra a sempre horrível Urszula Radwanska.

Seção 1

A primeira e última venceram seus três jogos. Na segunda partida, Shvedova parecia ameaçar Serena, mas logo ficou para trás. Stephens tomou um susto na estreia, quase perdendo para a luxemburguesa Mandy Minella, que nunca teve resultados expressivos. Seria uma zebra que confirmaria a irregularidade da jovem norte-americana. Mladenovic fez um placar bem WTA contra Medina Garrigues, alternando 6/1 em três sets. Na partida seguinte, a francesa sentia dores na coxa, e fez um sacrifício para não perder por uma margem muito grande. Jamie Hampton, outra promessa da casa, perdeu muito fácil para Stephens na terceira fase.

Seção 2

O último torneio de Wimbledon foi tão bizarro que aposentou sua campeã, afastou de boas campanhas nas competições seguintes a vice e eliminou Flipkens, uma das semifinalistas, na primeira fase de Nova York. Quem cometeu o crime foi Venus Williams, o que não é problema. Mas foi por sonoros 6/1 e 6/2. A veterana viria a perder num duro jogo contra Zheng, na sequência. Suarez Navarro eliminou esta depois de derrubar duas americanas. Uma delas foi Lauren Davis, com duplo 6/0. Angelique Kerber surpreendentemente não decepcionou ao passar por desafios razoável, como Bouchard e Kanepi, mas perdeu um set para a canadense.

Seção 3

Pavlyuchenkova bateu duas adversárias menores, mas nunca se sabe. Caiu em sets diretos para Aga Radwanska, fazendo a obrigação. Makarova e Lisicki fizeram um jogo equilibrado na terceira fase. A alemã quase reagiu no segundo set, mas foi quebrada, pela segunda vez, perto do fim.

Seção 4

Puig não seguiu o embalo dos últimos Grand Slam, e caiu para a recém-recuperada Kleybanova. Cirstea foi pior, perdendo da desconhecida japonesa Kurumi Nara. Caroline Garcia demorou para reagir contra Robson, que perdeu de Na Li no terceiro jogo. Foi a vingança da chinesa, que sofreu o revés da britânica no ano passado. Jankovic teve mais trabalho justamente contra Nara (suas duas vitórias não foram coincidência?) do que com Keys e Kleybanova.

Seção 5

Wozniacki venceu duas partidas “obrigatórias” até ser eliminada por Camila Giorgi, pequena surpresa de outros carnavais. Fazendo poucos winners (para variar), viu a italiana virar num jogo longo e paciente. Dois duelos de mesmo país aconteceram: Vinci bateu Knapp na terceira fase, enquanto Scheepers despachou Simmonds, que debuta em Grand Slam, na primeira. 

Seção 6

Incrível ver como Kirilenko chegou até a terceira fase. Perdeu jogando muito mal contra Halep, tomando breadstick e pneu. Oportunidade perdida por Larcher de Brito na segunda fase, quando foi arrasada pela russa. Halep teve uma crise de consciência contra Watson na estreia, mas avançou em três sets. Kuznetsova sofreu contra Peng, mas só foi perder na sequência, de Flavia Pennetta, que passou anteriormente, com ampla vantagem, por Sara Errani. Esta, na estreia, aplicou uma das bicicletas do torneio na lucky loser Olivia Rogowska.

Seção 7

Kvitova, para variar, decepcionou. Quase perdeu de Misaki Doi na primeira fase. Tomou 6/3 e 6/0 da convidada Riske na terceira. Notícias mostram que ela estava doente. Um episódio recorrente em 2013. Desta vez, o resultado a tira finalmente no top 10. Na parte de baixo, as derrotas de Stosur e Petrova abriram o caminho das azaronas. A australiana, ex-campeã do torneio, perdeu absurdamente para a muito jovem Victoria Duval, que mesmo sendo eliminada no jogo seguinte, tem um êxito para emoldurar na parede do quarto. Hantuchova ficou perto da eliminação para a israelense Julia Glushko, mas virou na bacia das almas.

Seção 8

Depois da bicicleta em Pfizenmaier, Azarenka começou a se complicar antes do pneu não aplicado em Wozniak. Passou com resultado amplo, mas comeu o pão que o diabo amassou contra Cornet, assim como o fez em Roland Garros. Muitos erros deram o primeiro set para a francesa. Só que esta pisou no freio e deu a vitória para a seed 2. Cibulkova decepcionou por cair na estreia. Julia Goerges fez o mesmo, mas sem grande surpresa. “Patrocinou” a ascenção de Christina McHale, que não tinha bons resultados há tempos. Esta venceu com dificuldade a ucraniana Svitolina e quase eliminou Ivanovic em dois sets, tomando virada na hora H. Certamente, poderia fazer mais.

Oitavas de final

Doze cabeças de chave, uma qualifier e uma convidada.
Três norte-americanas, três italianas, duas sérvias, uma espanhola, alemã, polonesa, russa, chinesa, romena, eslovaca e bielorrussa.
Quatro campeãs de Grand Slam.

Cabeças de chave eliminadas

1ª fase
Dia 1, segunda-feira: Kirsten Flipkens [12] ;
Dia 2, terça-feira: Samantha Stosur [11], Dominika Cibulkova [17], Nadia Petrova [20], Magdalena Rybarikova [29], Klara Zakopalova [31].

2ª fase
Dia 4, quinta-feira: Sara Errani [4], Sorana Cirstea [19], Elena Vesnina [22], Mona Barthel [28].

3ª fase
Dia 5, sexta-feira: Sabine Lisicki [16], Jamie Hampton [23], Kaia Kanepi [25], Svetlana Kuznetsova [27];
Dia 6, sábado: Caroline Wozniacki [6], Petra Kvitova [7], Maria Kirilenko [14], Alize Cornet [26], Laura Robson [30], Anastasia Pavlyuchenkova [32].

Nenhum comentário: